Programas

Programa Itaú Criança visa promover o direito de crianças e adolescentes ao acesso à educação de qualidade e contribuir para o seu desenvolvimento integral por meio de ações concretas – como campanhas de incentivo à leitura para crianças e de mobilização de recursos para Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs); assim como o convite para a atuação voluntária e a formação de parcerias.

Campanhas

Incentivo à leitura

Todos os anos, durante o mês de Outubro, o banco Itaú e a Fundação Itaú Social realizam a campanha Leia para Uma Criança, na qual os adultos são convocados a ler para as crianças e, por meio da leitura e do compartilhamento de histórias, contribuírem para a ampliação do repertório cultural da criança, para o seu lazer, para a convivência familiar e para o fortalecimento dos vínculos afetivos. Para apoiar esse convite, é oferecida à sociedade a Coleção Itaú Criança, que pode ser solicitada por qualquer pessoa por meio do site www.itau.com.br/crianca. As Coleções também podem ser solicitadas por organizações da sociedade civil e por secretarias municipais de educação que realizem projetos de  leitura para crianças.


 

Destinação do Imposto de Renda Pessoa Física

A Fundação Itaú Social também realiza campanha de mobilização para que os colaboradores do Itaú realizem a destinação de recursos do Imposto de Renda aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Todo contribuinte tem a possibilidade de destinar até 6% de seu Imposto de Renda devido aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. O montante destinado pelos colaboradores é dobrado pelo banco e depois destinado aos Fundos.

Ação Voluntária

Os colaboradores do banco Itaú são convidados também a atuarem como voluntários mediadores de leitura em organizações sociais por todo o país. Para isso, recebem formação em mediação de leitura e contam com o apoio da Fundação Itaú Social e da Rede de Ações Sociais Itaú para realizar os encontros. Além disso, são disponibilizadas para os colaboradores as Bibliotecas Itaú Criança: eles podem solicitar uma biblioteca por ano e doa-la para alguma organização que atenda crianças.

Parcerias

Como forma de fortalecer a disseminação de sua temática, o Itaú Criança atua em parcerias estratégicas com atores no campo da educação e desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, tais como Secretarias Municipais de Educação e organizações sociais para ações de leitura para crianças.

A Fundação Itaú Social também é responsável pela seleção de propostas de Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente – por meio de edital anual – para receber os recursos provenientes da destinação de 1% do Imposto de Renda devido das empresas do Conglomerado Itaú aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Abrangência 2016

  • 1,6 milhões de coleções Itaú Criança distribuídas pela campanha Leia para uma criança
  • 200 mil coleções Itaú Criança distribuídas para OSCs e secretarias municipais de educação
  • 6.418 bibliotecas Itaú Criança distribuídas
Pará